You are here

You are here

https://d1zah1nkiby91r.cloudfront.net/s3fs-public/media/publications/2016_07_akah_building_resilience_to_natural_hazards_and_climate_change_-_brief_port.pdf
PDF icon Download (2.19 MB)
Resiliência às catástrofes naturais e alterações climáticas

Normalmente, as catástrofes naturais têm um forte impacto em comunidades vulneráveis. Além da perda de vidas, o esgotamento anual de recursos deixa-os num ciclo de pobreza contínuo. As rápidas alterações climáticas estão a contribuir para o aumento da frequência e intensidade das catástrofes naturais – e dos custos para estas comunidades.

Perante a ameaça crescente colocada pelas alterações climáticas que levam a catástrofes naturais, existe uma nova agência, a Agência Aga Khan para o Habitat (AKAH), que reúne diversas atividades centradas na preparação para lidar com desastres repentinos ou de evolução lenta. A AKAH trabalha para garantir que as populações vulneráveis vivam em ambientes protegidos dos efeitos das catástrofes naturais; que os residentes que vivem em áreas de risco elevado sejam capazes de lidar com as catástrofes em termos de preparação e capacidade de resposta; e que lhes seja facultado acesso a serviços sociais e financeiros, conduzindo a maiores oportunidades e a uma melhor qualidade de vida. As atuais áreas prioritárias para a AKAH incluem o Afeganistão, o Paquistão, o Tajiquistão, o Quirguistão e a Índia.