• O Sr. Shawn Bolouki, Presidente do Hospital da Universidade Aga Khan em Nairobi, Quénia, usa um modelo arquitetónico para descrever ao Príncipe Rahim e à Princesa Salwa os principais recursos do futuro Centro Universitário Aga Khan, atualmente em construção. Em fundo, estão imagens de uma exposição de fotografia especialmente curada sobre a história do hospital, inaugurada em Julho de 2019 para comemorar o 60.º aniversário do AKUH de Nairobi.
    AKDN / Rahim Kara
  • O Diretor para as Relações Corporativas do Nation Media Group, Clifford Machoka, mostra ao Príncipe Rahim e à Princesa Salwa algumas cópias recém-impressas do jornal 'Daily Nation', durante a visita destes à tipografia.
    AKDN / Rahim Kara
  • A Princesa Salwa Aga Khan desfruta de um momento descontraído com os alunos do quinto ano da Academia Aga Khan de Mombaça.
    AKDN
  • O Príncipe Rahim Aga Khan e a Princesa Salwa Aga Khan visitam o Centro de Proximidade Comunitária da Universidade Aga Khan no polo da AKU em Arusha, na Tanzânia, com Nizar Somji, Diretor para o Desenvolvimento do Polo da AKU na Tanzânia. Fazem-se acompanhar pelo Sr. Amin Kurji, Representante Diplomático da AKDN na Tanzânia e pelo Dr. Paul Dhalla, membro do Comité da AKDN para o Ambiente e o Clima.
    AKDN
  • O Dr. Azim Lakhani, Representante Diplomático da AKDN no Quénia, apresenta uma exposição 'A AKDN em África', representando os 100 anos de contribuição da AKDN para o desenvolvimento de África. A exposição foi lançada no âmbito da iniciativa de comemoração dos 60 anos do Nation Media Group, o Kusi Ideas Festival, em Dezembro de 2019, em Kigali, no Ruanda. Atualmente, está instalado na histórica Cidade de Jamatkhana, em Nairobi, no Quénia, para ser visto pelo público local.
    AKDN / Rahim Kara
Príncipe Rahim visita a África Oriental para avaliar a resposta da AKDN em relação à sustentabilidade ambiental e às alterações climáticas

Nairobi, Quénia, 25 de Março de 2020 - No início de Março, o Príncipe Rahim, acompanhado pela sua esposa, a Princesa Salwa, visitou o Quénia e a Tanzânia para compreender melhor os planos e as respostas das várias instituições e agências da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) em relação à sustentabilidade ambiental e à ação climática.

O Príncipe Rahim visitou o Quénia na qualidade de Presidente do Comité da AKDN para o Ambiente e o Clima, que foi criado recentemente para desenvolver um quadro estratégico para as prioridades relacionadas com o ambiente e as alterações climáticas a serem implementadas a nível global pela AKDN.

Durante a sua visita de seis dias ao Quénia, o Príncipe Rahim e a Princesa Salwa visitaram várias instituições e projetos da AKDN para ficar a perceber melhor o trabalho de cada um deles no sentido de mitigar a degradação ambiental através de intervenções específicas, como o uso de energias renováveis, a recolha de águas pluviais, a reciclagem de resíduos e a plantação de árvores.

Na Academia Aga Khan de Mombaça, o Príncipe Rahim e a Princesa Salwa reuniram com os administradores, professores e alunos, tendo ficado a conhecer as iniciativas da escola para integrar conhecimentos acerca do ambiente e do clima no currículo, assim como os projetos dos estudantes que procuram encontrar soluções para o problema da degradação ambiental e das alterações climáticas.

Em Nairobi, o Príncipe Rahim e a Princesa Salwa visitaram várias empresas que fazem parte dos Serviços de Promoção Industrial (IPS), uma divisão do Fundo Aga Khan para o Desenvolvimento Económico focada nas infraestruturas e no desenvolvimento industrial. Entre elas estiveram a Farmer's Choice, a Frigoken e a Allpack Industries.

7-prak-kenya-07032020006.jpg

O Príncipe Rahim e a Princesa Salwa, acompanhados pelo Coordenador Ambiental de Grupo das Indústrias Allpack, o Sr. Adnan Khalid, e pelo Presidente dos Serviços de Promoção Industrial, o Sr. Galeb Gulam, durante uma visita guiada pelas Indústrias Allpack no Quénia; a unidade de energia solar de 560KW é uma das iniciativas dos IPS para aumentar a eficiência energética da Allpack.
Copyright:
AKDN / Rahim Kara

No Condado de Murang'a, o Príncipe Rahim e a Princesa Salwa testemunharam o modo como a Frigoken - uma empresa agroindustrial dos IPS que trabalha com agricultores para agregar valor aos produtos destes - assinou uma parceria com a The Nature Conservancy para introduzir medidas de adaptação às alterações climáticas para ajudar os pequenos agricultores, incluindo caixas de água para captação de águas pluviais, irrigação por gotejamento, agrossilvicultura e compostagem.

Em Nairobi, o Príncipe Rahim e a Princesa Salwa puderam observar a forma como a Allpack Industries, uma empresa dos IPS que fabrica cartão ondulado, introduziu, entre outras intervenções, uma caldeira de biomassa e uma unidade de energia solar de 560KW para melhorar a sua eficiência energética, reduzir o uso de água e melhorar a gestão de resíduos industriais.

Durante a sua visita à tipografia de última geração do Nation Media Group, o Príncipe Rahim e a Princesa Salwa ficaram a conhecer as medidas adotadas pela agência de comunicação para reduzir o consumo de energia, melhorar a gestão de resíduos industriais e aumentar a segurança no local. Ficaram igualmente a conhecer as atividades do Nation Group de plantação de árvores, consciencialização e envolvimento das comunidades.

O Príncipe e a Princesa também visitaram o Hotel Serena de Nairobi, parte da divisão dos Serviços de Promoção do Turismo do Fundo Aga Khan para o Desenvolvimento Económico. Entre outras iniciativas ambientais, os Hotéis Serena introduziram capacidade de gerar energia solar em muitas das suas pousadas de safari no Quénia.

No Hospital da Universidade Aga Khan, em Nairobi, os visitantes tomaram conhecimento dos planos para o novo Centro Universitário com 12 andares, o Hospital Pediátrico Especializado e o Hospital Universitário previsto para Kampala. O Príncipe Rahim e a Princesa Salwa também fizeram uma viagem a Arusha, na Tanzânia, para conhecer o recinto da Universidade Aga Khan (AKU) e as iniciativas de proximidade comunitária da universidade, incluindo os seus terrenos para demonstrações agrícolas destinadas a ensinar técnicas agrícolas inovadoras aos agricultores locais. As conversas com a AKU em Nairobi e Arusha centraram-se nas iniciativas de sustentabilidade ambiental e nas estratégias de eficiência energética e amigas do ambiente que a universidade pretende implementar nos seus próximos projetos.

No Condado de Nakuru, o Príncipe Rahim e a Princesa Salwa visitaram a Central Geotérmica Olkaria da KenGen, perto de Naivasha - a maior e mais antiga central geotérmica de África - tendo realizado uma visita guiada pelas instalações e assistido a uma apresentação sobre a importância da energia geotérmica no âmbito da combinação energética global do Quénia.

Na segunda-feira, 9 de Março, o Príncipe Rahim presidiu a uma mesa-redonda com as agências da AKDN e com os principais intervenientes e parceiros externos do sector ambiental para discutirem acerca do progresso e do potencial para otimizar parcerias e ações conjuntas.

17-prak-kenya-09032020062.jpg

O Príncipe Rahim Aga Khan, presidente do Comité da AKDN para o Ambiente e o Clima, dirige-se às agências da AKDN e aos principais intervenientes e parceiros externos do sector ambiental durante uma reunião de mesa-redonda realizada na Cidade de Jamatkhana, para discutirem acerca do progresso e do potencial para otimizar parcerias e ações conjuntas.
Copyright:
AKDN / Rahim Kara

A mesa-redonda, realizada na histórica Cidade de Jamatkhana (Mesquita de Khoja), contou com a presença de membros do Comité da AKDN para o Ambiente e o Clima: a Princesa Salwa, o Dr. Paul Dhalla e Lutaf Kassam. Também estiveram presentes o Representante Diplomático da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento no Quénia, o Dr. Azim Lakhani, e outros altos dirigentes das agências da AKDN no Quénia. Também participaram representantes de várias outras organizações, incluindo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, The Nature Conservancy, a Trillion Trees Initiative e Global Wildlife Conservancy.

Os principais objetivos da mesa-redonda passaram por ficar a conhecer as iniciativas da AKDN e dos seus parceiros no âmbito da sustentabilidade ambiental; os problemas encontrados e as lições aprendidas com a implementação destas iniciativas; e explorar possibilidades para uma colaboração melhorada entre a AKDN e os seus parceiros, com o objetivo de desenvolver programas práticos e viáveis que possam ter um impacto positivo.

As principais conclusões retiradas destes debates incluíram o compromisso de aumentar os esforços conjuntos para colaborar na consciencialização acerca das alterações climáticas e para mitigar os riscos; aumentar as iniciativas de sustentabilidade existentes para melhorar a eficiência energética e reduzir o consumo; desenvolver estratégias e métricas de mitigação climática, assim como soluções baseadas na natureza para compensar as emissões de carbono em toda a AKDN.

Para mais informações, por favor, contacte:

Farrah Nurani

Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (Quénia)

Serviços de Comunicação

Telemóvel: +254 722 517317
Email: farrah.nurani@akdn.org
www.akdn.org

NOTAS

O Imamat Ismaili: O cargo hereditário de Imam (líder espiritual) dos muçulmanos xiitas ismailis - Sua Alteza o Aga Khan preocupado com o bem-estar espiritual da comunidade global ismaili e com a melhoria da qualidade de vida material dos ismailis e dos povos com os quais vivem.

A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) é uma rede global fundada por Sua Alteza o Aga Khan sob a égide o Imamat Ismaili, e é um dos instrumentos usados por Sua Alteza para cumprir o seu mandato enquanto Imam. O AKDN reúne várias agências, instituições e programas de desenvolvimento em muitos países e em vários sectores sociais e económicos, com o intuito de melhorar a qualidade de vida das populações onde a AKDN está presente.

A Rede, com mais de 100 anos de contribuição para o desenvolvimento da África Oriental, tem a maior presença regional ao nível das agências com instituições, programas e iniciativas de desenvolvimento projetadas para criar oportunidades de melhorar a qualidade de vida e gerar autoconfiança em todos os beneficiários.

O Comité da AKDN para o Ambiente e as Alterações Climáticas foi criado para desenvolver um quadro estratégico para as prioridades relacionadas com o ambiente e as alterações climáticas a serem implementadas a nível global pela AKDN. O Comité centra-se em diretrizes e princípios éticos que incluem:

• Gestão responsável do ambiente para apoiar as gerações futuras;
  • Melhorar a qualidade de vida das pessoas carenciadas e mais vulneráveis, em geografias de importância estratégica, para desenvolver a sua resiliência e adaptação;
  • Demonstrar uma liderança proactiva, socialmente responsável e baseada em valores, com base em valores e ética fundamentais;
  • Liderar através do exemplo e através da partilha de conhecimentos, influenciar políticas e concretizar transformações sociais;
  • Desenvolver parcerias com parceiros e doadores importantes.