• O arquiteto Diébédo Francis Kéré dirigiu-se aos convidados no jantar de 18 de maio.
    AKDN / Farhez Rayani
A Liga Arquitetónica de Nova Iorque concede a Medalha Presidencial 2017 a Sua Alteza o Aga Khan

Nova Iorque, EUA, 19 de maio de 2017 - A Liga Arquitetónica de Nova Iorque galardoou Sua Alteza o Aga Khan com a Medalha Presidencial por ocasião do quadragésimo aniversário do Prémio Aga Khan para a Arquitetura. A Medalha Presidencial é a mais alta honra da Liga Arquitetónica e é concedida, a critério do Presidente e da Administração da Liga, a pessoas individuais como reconhecimento pela sua extraordinária obra em arquitetura, urbanismo, arte ou design.

Sua Alteza o Aga Khan recebeu este galardão, segundo o texto da concessão da Medalha “pelo trabalho extraordinário do Prémio Aga Khan para a Arquitetura e o reconhecimento, interesse académico e investimento que este fez catalisar e apoiar, contribuindo para aumentar a qualidade dos ambientes urbanos e rurais por todo o mundo." Continua: “Sua Alteza demonstrou a capacidade da arquitetura de ser abrangente e inclusiva, através da sua pesquisa para recriar a natureza da identidade e continuidade cultural, a sua abertura à inovação e à experimentação, e seu compromisso inabalável com o pluralismo enquanto princípio fundamental da comunidade humana. Ao reconhecer não apenas a complexidade e a imperfeição do mundo que criámos, mas também o seu potencial, Sua Alteza o Aga Khan constituindo um magnífico exemplo de intendência e esperança."

A medalha foi entregue a Sua Alteza o Aga Khan em 18 de maio de 2017, num jantar no Metropolitan Club, pela Presidente da Liga Billie Tsien. O estudioso de Humanidades Homi K. Bhabha, a urbanista Amanda M. Burden e o arquiteto Diébédo Francis Kéré elogiaram Sua Alteza o Aga Khan nas suas intervenções.

Homi K. Bhabha observou que: “A investigação pluralista é o elo vivo entre uma boa sociedade e o espaço público; e a arquitetura é o arco desta ligação antiga e íntima." Ele continuou: “A pretensão do Prémio Aga Khan, como eu o entendo, é construir estruturas e sistemas que permitam o diálogo, a colaboração e o vínculo entre as comunidades - nacionais, regionais e da diáspora - que vivem lado a lado."

Na sua apresentação da Medalha, Billie Tsien disse: “O Prémio Aga Khan tem sido uma ponte que liga o mundo à beleza e ao poder do trabalho feito para servir as populações muçulmanas.” Ela continuou: “Este prémio ajuda a elevar a qualidade da arquitetura, do planeamento e do paisagismo, ao chamar a atenção para trabalhos exemplares. E o mais importante, confirma o poder da arquitetura na criação e sustentação de um mundo humano e belo para todas as pessoas. Todas as pessoas, todas as culturas, todas as religiões consideram a beleza como uma fonte profunda de consolo e alegria."

Ao aceitar a medalha, Sua Alteza observou: “Ao pensar acerca da forma como as sociedades vivem no mundo em desenvolvimento e no mundo industrializado, cheguei a uma conclusão muito simples: qual é a forma de arte que tem o impacto mais importante em todas as sociedades, em todas as partes do mundo? E a resposta é, simplesmente, a arquitetura. “É uma noite muito importante na minha vida porque é um reconhecimento de uma forma de arte que acredito que precisa de reconhecimento global, de atenção global, e dos melhores cérebros que possamos mobilizar para melhorar o habitat humano para as próximas décadas. Obrigado por este prémio maravilhoso”, concluiu.

Nos 330 convidados do jantar estava a família de Sua Alteza o Aga Khan: a Princesa Zahra Aga Khan, o Príncipe Hussain Aga Khan e o Príncipe Aly Muhammad Aga Khan. Entre os arquitetos e designers presentes estavam Henry N. Cobb, Peter Eisenman, Robert A.M. Stern, Rafael Viñoly, Amale Andraos, Annabelle Selldorf, Craig Dykers, Mohsen Mostafavi e Tod Williams. Participaram igualmente o sociólogo Richard Sennett, o fotógrafo Iwan Baan e o crítico e historiador Kenneth Frampton. Renata Holod, Hasan-Uddin Khan e Farrokh Derakhshani, os anteriores e o atual diretor do Prémio Aga Khan para a Arquitetura também estiveram presentes.

Da lista de vencedores recentes da Medalha Presidencial da Liga Arquitetónica fazem parte Michael R. Bloomberg, Henry N. Cobb, Richard Serra, Renzo Piano, Amanda Burden, Massimo e Lella Vignelli, Hugh Hardy, Richard Meier, Ada Louise Huxtable, Robert A.M. Stern, Kenneth Frampton, Tod Williams e Billie Tsien, e Robert Venturi e Denise Scott Brown.

NOTAS

Sua Alteza o Aga Khan, o 49.° Imam hereditário (Líder Espiritual) dos muçulmanos xiitas ismailis tornou-se Imam em 1957, com 20 anos. O Aga Khan oferece orientação espiritual a uma comunidade de 15 milhões de pessoas em cerca de 25 países, principalmente na Ásia Central e do Sul, em África e no Médio Oriente, assim como na América do Norte e na Europa Ocidental. Enquanto Líder Espiritual dos Muçulmanos Ismailis, o Aga Khan tem destacado a visão do Islão como uma fé espiritual e pensante, que ensina compaixão e tolerância e que defende a dignidade dos seres humanos.

OPrémio Aga Khan para a Arquitetura faz parte do Fundo Aga Khan para a Cultura (AKTC), que tem uma vasta gama de atividades destinadas a preservar e promover o património material e espiritual das sociedades muçulmanas. Enquanto agência cultural da Rede Aga Khan de Desenvolvimento (AKDN), o Fundo para a Cultura utiliza o património cultural como um meio de apoiar e catalisar o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades em que os muçulmanos têm uma presença significativa. Os seus programas incluem o Programa Aga Khan das Cidades Históricas (HCP), que trabalha para revitalizar cidades históricas no mundo muçulmano, tanto a nível cultural como socioeconómico. Na última década, estiveram envolvidos na reabilitação de zonas históricas no Cairo, Cabul, Herat, Alepo, Deli, Zanzibar, Mostar, norte do Paquistão, Timbuktu e Mopti. A Iniciativa Aga Khan para a Música (AKMI) é um programa inter-regional de educação musical e artística com atividades de espetáculos, divulgação, orientação e produção artística por todo o mundo. O Museu Aga Khan em Toronto apresenta uma visão geral das contribuições artísticas, intelectuais e científicas que as civilizações muçulmanas deram ao património mundial. O Fundo também apoia o Programa Aga Khan para a Arquitetura Islâmica na Universidade de Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), assim como owww.ArchNet.org, um importante recurso online sobre arquitetura islâmica.

Sua Alteza o Aga Khan é o fundador e Presidente da Rede Aga Khan de Desenvolvimento (AKDN), um grupo de agências privadas de desenvolvimento que trabalham para capacitar comunidades e indivíduos, muitas vezes em circunstâncias desvantajosas, para que melhorem as suas condições de vida e oportunidades, especialmente na Ásia Central e do Sul e na África Subsariana. As agências da AKDN trabalham para o bem comum de todos os cidadãos, independentemente do sexo, origem ou religião. O seu incentivo principal é a ética da compaixão pelos mais vulneráveis na sociedade.

Para todas as questões de imprensa acerca do Prémio Aga Khan para a Arquitetura ou da Rede Aga Khan de Desenvolvimento, contacte Sam Pickens pelo telefone: +41 22 909 7200 ou por e-mail: info@akdn.org

Liga Arquitetónica encoraja a excelência em arquitetura, design e urbanismo, e estimula o pensamento e o debate acerca das grandes questões atuais ao nível do design e da construção. A Liga, através de eventos ao vivo, média digital, publicações, instalações e exposições, apresenta trabalhos e ideias importantes que inspiram e ajudam a moldar o caminho para um futuro melhor. A Liga incentiva o desenvolvimento de jovens arquitetos e designers com talento através de competições, comissões e subsídios de viagem. Para além disso, a Liga cria oportunidades de exploração de soluções para problemas no ambiente construído, através de estudos de design e trabalho comissionado, e explora importantes áreas de pesquisa para ajudar a apoiar a contribuição da arquitetura para o bem comum, através de investigação e de uma atenção sustentada aos tópicos selecionados. Os projetos atuais incluem trabalhos sobre arquitetura, alterações climáticas, e o nosso futuro económico, e um conjunto interligado de iniciativas com foco na questão da habitação na cidade de Nova Iorque. A revista online da Liga, 'Urban Omnibus', destaca formas inovadoras e exemplares de interpretar e intervir no ambiente urbano.
www.archleague.orgwww.urbanomnibus.net.