Aga Khan Development Network
 

What's New

General News

Press Releases

Speeches

Spotlights

Publications

In the Media

E-mail Bulletin Archives

Photos & Slide Shows

Videos

Podcasts

Awards received

Grant News

Rss

Discurso proferido pelo Professor Manuel Braga da Cruz na Assinatura do Memorando de Entendimento entre a Universidade Aga Khan e a Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, Portugal)

12 July 2008

 

Please also see: Related Material

Sua Excelência, Ministro da Ciência, Teconologia e Educação Superior, Sua Excelência o Ministro da Cultura, Sua Alteza Príncipe Aga Khan, Sua Eminência o Cardeal Patriarca de Lisboa, e Alto Chanceler da Univcersidade Católica, Reitor da Universidade Aga Khan, delegados das duas Universidades, distintos convidados, senhoras e senhores.

Em nome da Universidade Católica Portuguesa, gostaria de expressar a satisfação que temos hoje com a assinatura deste Acordo que conclui o processo de diálogo e de conhecimento mútuo levado a cabo ao longo dos últimos anos. Esta é a consequência natural da descoberta comum das nossas Universidades. Ambas somos universidades confessionais com uma perspectiva religiosa do mundo e da vida e, portanto, ambas somos instituições orientadas ideologicamente. Ambas temos dimensões internacionais nas nossas perspectivas, abrangendo mais do que um continente e pais. Da Ásia até à Europa, como é o caso da Universidade Aga Khan, e da Europa à Ásia, como é o caso da Universidade Católica Portuguesa, e ambas olhando para todo o mundo.

Temos as condições mas também o desejo comum de começar uma cooperação digna de nota não só pelo seu diálogo inter-religioso, pois isto é algo de importante na construção da Paz na estrutura das relações internacionais, mas também pela promoção da dignidade Humana no desenvolvimento das nossas sociedades em que se empenham tão dedicadamente tantas Instituições que pertencem às nossas confissões religiosas e que trabalham nas área da Educação e da promoção dos cuidados de saúde. A nossa intenção com este acordo é a de estabelecer a base para uma cooperação futura.

Primeiro que tudo, na perspectiva dos estudos comparados, não só sobre a nossa fé mas também sobre a influência da nossa fé nos nossos países, nas nossas histórias, nas nossas relações internacionais, na nossa vida civil, na nossa lei.

Também é nosso propósito promover, em conjunto, iniciativas académicas de forma a reforçar a nossa intervenção no campo da Educação: Preparar os futuros actores do desenvolvimento das nossas sociedades com uma forte perspectiva ética e preparar nomeadamente no que se refere às Ciências da Vida.

Este é um acordo geral que gostaríamos que viesse a aumentar o número de iniciativas concretas para o cumprimento dos nossos propósitos.

Teremos representantes de ambas as Universidades com a missão de conduzirem os esforços sectoriais para os fins aqui estabelecidos.

Espero que o caminho comum percorrido até agora possa continuar no futuro com a mesma abertura e a mesma determinação. Assim Deus nos ajude.

Bookmark and shareBookmark & Share

Return to top