You are here

You are here

http://www.akdn.org/sites/akdn/files/media/publications/brief_-_60_years_of_improving_the_quality_of_life_portuguese.pdf
PDF icon Download (2.98 MB)
60 anos a melhorar a qualidade de vida

Este ano (2017-2018) celebra-se o Jubileu de Diamante de Sua Alteza, o Aga Khan. Como em muitas outras tradições, os jubileus marcam aniversários importantes. As celebrações do Jubileu de Diamante representam, assim, tanto o reconhecimento do trabalho de Aga Khan ao longo dos últimos 60 anos, como uma oportunidade para empreender novas iniciativas – quer para os Muçulmanos Ismailis quer para as comunidades onde estes vivem – que melhoram a qualidade de vida de todos.

No entanto, estas celebrações e o seu propósito são muitas vezes confundidos. As imagens de Sir Sultan Mahomed Shah, Aga Khan III, a ser pesado em diamantes durante o seu Jubileu de Diamante, ainda ressoam no imaginário público. Aquilo que geralmente não era conhecido na época, era que os fundos obtidos nas cerimónias de pesagem eram utilizados para empreender programas sociais que beneficiavam os mais vulneráveis da sociedade.

Estas instituições incluem o Hospital Platinum Jubilee, que é agora o Hospital Universitário Aga Khan, sem fins lucrativos, em Nairóbi (um dos poucos hospitais em África a ter a creditação ISO e JCI); o Fundo de Investimento Diamond Jubilee, que começou como uma empresa de empréstimos à comunidade, tornou-se uma grande instituição financeira de retalho – agora chamada Diamond Trust Bank (DTB) – que ajuda a promover pequenas e médias empresas em toda a África; as companhias de seguros Jubilee, os maiores fornecedores de seguros médicos e seguros de vida em toda a África Oriental e Ásia; e as escolas Diamond Jubilee sem fins lucrativos na Índia e no Paquistão, que estavam entre as primeiras a educar meninas.