Aga Khan Development Network
 

What's New

General News

Press Releases

Speeches

Spotlights

Publications

In the Media

E-mail Bulletin Archives

Photos & Slide Shows

Videos

Podcasts

Awards received

Grant News

Rss

Sua Alteza o Aga Khan reúne-se em Lisboa


Por favor igualmente veja: Fotografias relacionadas, discurso em inglês, Remarks by Professor Arantes e Oliveira (English and Portuguese) and English version

Lisboa, Portugal, 8 de Maio de 2009 - Sua Alteza o Aga Khan realizou uma visita de um dia a Portugal para encontrar-se com Sua Eminência o Cardeal Patriarca de Lisboa e Magno Chanceler da Universidade Católica Portuguesa (UCP), D. José Policarpo, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.

Sua Alteza o Aga Khan foi, igualmente, investido como membro estrangeiro, da classe de Letras, pela prestigiada Academia das Ciências de Lisboa. A Academia, fundada em 1779 pela rainha D. Maria I, dedica-se a promover a investigação científica e a estimular o enriquecimento do pensamento, da literatura, da língua e demais formas de cultura nacional. Outros membros honorários incluem o antigo presidente da África do Sul, Nelson Mandela, o antigo presidente do Brasil, José Sarney, e outros 70 notáveis académicos, escritores e diplomatas de mais de 20 países.

A Academia das Ciências fez-se representar pelo seu presidente, Arantes e Oliveira, e pelo vice-presidente da instituição e presidente da Classe de Letras, Adriano Moreira. O Governo fez-se representar pelo ministro da Cultura, Pinto Ribeiro, e pelo ministro da Defesa, Severiano Teixeira. A cerimónia contou ainda com a presença do ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, e Maria Barroso, em representação do marido, o antigo Presidente da República, Mário Soares. Outros líderes, autoridades religiosas, membros do corpo diplomático e da comunidade Ismaili radicada em Portugal assistiram à cerimónia.

Este encontro surge no seguimento da assinatura de diversos acordos nos últimos anos, incluindo o memorando de entendimento entre a Universidade Aga Khan (AKU) e a UCP em 2008. O acordo de colaboração académica foi celebrado com o objectivo de contribuir para o esforço de adoptar um entendimento e cooperação internacionais no âmbito escolar entre diversas culturas e fés . Em 2005, o Patriarcado de Lisboa e a Fundação Aga Khan Portugal celebraram um Acordo de Parceria que estabelece o enquadramento para a cooperação em prol de abordagens inovadoras de desenvolvimento comunitário urbano no combate à pobreza e à exclusão social.”

Por favor igualmente veja: A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento em Portugal

Artigos: Expresso, 8 May 2009

Bookmark and shareBookmark & Share

Return to top