Aga Khan Development Network
 

What's New

General News

Press Releases

Speeches

Spotlights

Publications

In the Media

E-mail Bulletin Archives

Photos & Slide Shows

Videos

Podcasts

Awards received

Grant News

Rss

A Universidade Aga Khan e a Universidade Católica Portuguesa assinam Acordo de Colaboração Académica


Please also see: Related Material

Lisboa, 12 de Julho, 2008 - A Universidade Aga Khan (AKU) e a Universidade Católica Portuguesa (UCP) assinaram hoje um acordo de colaboração académica como parte dos seus esforços para adoptar um entendimento e cooperação internacionais no âmbito escolar entre diversas culturas e fés. As áreas de colaboração entre as duas universidades incluirão cultura, lei, religião, ética, ciências da saúde, educação e desenvolvimento humano através da pesquisa conjunta, iniciativas de formação e programas de intercâmbio para faculdades e alunos. O Professor Manuel Braga da Cruz, Reitor da UCP e Firoz Rasul, Presidente da AKU, assinaram o Memorando de Entendimento no Centro Ismaili em Lisboa.

Esta histórica cerimónia de assinatura decorreu na presença de Sua Eminência o Cardeal Patriarca de Lisboa, e Magno Chanceler da Universidade, D. José Policarpo, e de Sua Alteza o Aga Khan, Imam (Líder Espiritual) dos Muçulmanos Ismaelitas e Magno Chanceler da AKU. O Reitor Prof. Manuel Braga da Cruz e o Presidente Rasul salientaram que a parceria entre as duas Universidades significa um empenhamento colectivo para ultrapassar fronteiras comuns, construir pontes entre diversas fés e povos, ligando diversas partes do mundo através da linguagem universal da escolaridade. A parceria constitui uma oportunidade para abordar preocupações partilhadas, identificar interesses comuns e promover um maior entendimento em assuntos de preocupação global.

O Instituto para o Estudo das Civilizações Muçulmanas da Universidade Aga Khan, sediado em Londres, irá chefiar a colaboração trabalhando com as Faculdades de Direito e Teologia e com o Instituto de Estudos Orientais da Universidade Católica Portuguesa. Os projectos iniciais incluirão o estudo comparativo do impacto da religião na evolução de sistemas legais uma vez que está relacionado com o direito nacional e a sua implicação na sociedade civil; estudos culturais; formação e treino em ciências da saúde; pesquisa conjunta, formação e consultoria em bioética e a discussão de estruturas de desenvolvimento humano. A colaboração incluirá o intercâmbio de programas, iniciativas de pesquisa e organização de simpósios, conjuntos de palestras, conferências, cursos breves e programas de formação contínua.

Constituída em 1983, a Universidade Aga Khan (AKU) é uma instituição da Aga Khan Development Network (Rede Aga Khan para o Desenvolvimento). A AKU é uma universidade autónoma, privada, reconhecida pela sua pesquisa, ensino e serviço dentro de padrões internacionais na área da medicina, enfermagem, formação de professores, cuidados médicos e serviço comunitário. A universidade tem instalações e programas em oito países no Sul da Ásia, no Médio Oriente, Europa e África, incluindo Faculdades de Ciências da Saúde com uma Escola de Enfermagem, Colégio Médico e hospitais de ensino em Karachi e Nairobi, Institutos para o Desenvolvimento Educacional em Karachi e Dar-es-Salaam, um Conselho de Exames e um Instituto para o Estudo das Civilizações Muçulmanas. A AKU é uma instituição aberta a todos, independentemente da sua religião, raça, sexo, país ou estatuto social.

A Universidade Católica Portuguesa é uma instituição universitária de utilidade pública, instituída pela Congregação da Educação Católica ao abrigo da Concordata entre Portugal e a Santa Sé e reconhecida pelo Estado português em 1971. Actualmente tem cerca de 11.000 alunos que frequentam os 3 ciclos de esctudos (licenciatura, mestrado e doutoramento) nos seus 4 grandes centros localizados em Lisboa, Braga, Porto e Viseu. É ainda frequentada anualmente por mais de 2.000 quadros que procuram os seus bem sucedidos programas de executivos. As áreas científicas cultivadas na Universidade vão desde a Teologia às Artes, passando pela Filosofia, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências da Saúde, Engenharia, Arquitectura, Ciências da Educação, Biotecnologia, Ciências Empresariais, Direito. Existem na UCP, integrados nas suas unidades, 22 Centros de Estudos, Gabinetes e Institutos que se dedicam essencialmente à investigação pura e aplicada. Desde 1998, a Universidade tem a sua própria editora, a UCEditora.

Para mais informações, contacte:
Karim Vissangy
Rede Aga Khan para o Desenvolvimento
Management Officer
Karim.vissangy@akdn.org  
Contacto: 968 630 150 ou 217 220 000/1

Bookmark and shareBookmark & Share

Return to top