Aga Khan Development Network
 

What's New

General News

Press Releases

Speeches

Spotlights

Publications

In the Media

E-mail Bulletin Archives

Photos & Slide Shows

Videos

Podcasts

Awards received

Grant News

Rss

Sua Alteza o Aga Khan visita Portugal por ocasião do Seu Jubileu de Ouro


Please also see: Related Material

Lisboa, Portugal, 9 de Julho de 2008 - Sua Alteza o Aga Khan chega a Lisboa amanhã, para uma visita a convite do Governo. A visita do Aga Khan ao país enquadra-se numa série de visitas efectuadas a diversas partes do mundo, para assinalar o ano do seu Jubileu de Ouro – o 50º aniversário desde que se tornou no Imam (líder espiritual) dos muçulmanos Shia Imami Ismaili – uma comunidade etnicamente diversa, cujos membros residem em aproximadamente 25 países, incluindo Portugal.

No âmbito desta visita, o Aga Khan irá reunir-se com o Presidente da República, Professor Cavaco Silva, que oferecerá um almoço em honra de Sua Alteza.

O Aga Khan manterá, igualmente, encontros com o Presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama, o Primeiro-Ministro, Engº José Sócrates, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Dr. Luís Amado, bem como o Ministro da Justiça, Dr. Alberto Costa.

Está também planeada uma reunião com o Alto-Comissário das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Dr. Jorge Sampaio – anterior Presidente da República.

O Aga Khan também estará presente num evento congregacional com os membros da Comunidade Ismaili.

No decorrer dos últimos 50 anos, o Aga Khan tem liderado o crescimento de uma das maiores redes privadas mundiais para o desenvolvimento. A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) dedica-se a um vasto número de actividades nos campos da educação, saúde, e desenvolvimento rural, cultural e económico. As actividades, desenvolvidas em algumas das regiões mais pobres do mundo, destinam-se ao bem comum de todos os cidadãos, independentemente da sua etnicidade, género ou religião. O trabalho da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento é bem reconhecido ao nível internacional e é desenvolvido através das suas nove agências, bem como em parceria com Governos e principais agências multilaterais.

Em 2005, foi assinado um protocolo de cooperação entre o Imamat Ismaili e o Governo da República Portuguesa. No mesmo ano, a Fundação Aga Khan Portugal e o Patriarcado de Lisboa firmaram um Acordo de Parceria que define a estrutura de cooperação no contexto de um inovador programa de desenvolvimento comunitário urbano concebido para endereçar os problemas da exclusão social e do combate à pobreza.

Programa para o dia 10 de Julho de 2008

12:00 Chegada ao Aeroporto Militar de Figo Maduro

12:30 Encontro com o Presidente da República, seguido de almoço (local: Presidência da República)

17:00 Encontro com Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, Dr. Jorge Sampaio (local: Hotel Ritz Four Seasons)

Notas:
O Jubileu de Ouro de Sua Alteza Aga Khan
No dia 11 de Julho de 2007, Sua Alteza Aga Khan completou o seu 50º aniversário como Imam hereditário dos muçulmanos Shia Ismaili, sucedendo ao seu avô, Sir Sultan Mahomed Shah. O Aga Khan dirige uma comunidade de 15 milhões de muçulmanos Ismaili, vivendo em aproximadamente 25 países no mundo, e é descendente directo do Profeta Muhammad (Maomé) (que a Paz esteja com ele). Na tradição Ismaili, as celebrações do Jubileu do Imam proporcionam ocasiões para o lançamento de novos projectos de desenvolvimento no âmbito social, cultural e económico. Seguindo a ética da fé, estes projectos visam a melhoria da qualidade de vida dos membros mais vulneráveis da sociedade. No decorrer do ano do Jubileu, prevê-se que o Aga Khan se desloque a vários países, onde se reunirá com os membros da Comunidade Ismaili, e visitará os projectos levados a cabo pela AKDN. Nestas ocasiões, poderá também anunciar a criação de novas instituições e projectos para o desenvolvimento, assim como a expansão de outras iniciativas em curso.

A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento
Sua Alteza o Aga Khan é fundador e Presidente da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN), um grupo de agências privadas para o desenvolvimento, não-confessionais, que operam com o objectivo de capacitar as comunidades e indivíduos, no sentido de melhorar as suas condições de vida e oportunidades, especialmente na região da África sub-Sahariana, na Ásia Central e do Sul e no Médio Oriente. As nove agências de desenvolvimento da Rede centram-se no desenvolvimento social, cultural e económico para todos os cidadãos, independentemente do seu género, origem ou religião. A ética subjacente à AKDN reside na compaixão para com os mais vulneráveis da sociedade. O seu orçamento anual para as actividades de desenvolvimento social ascende a mais de 300 milhões de dólares.

Para mais informações, contacte:
Karim Vissangy
Rede Aga Khan para o Desenvolvimento
Management Officer
Contactos:
E-mail: karim.vissangy@akdn.org  
Telefones: (351) 968 630 150 / (351) 217 220 000/1

Bookmark and shareBookmark & Share

Return to top