Please also see: Museums and Exhibitions Programme, Photographs and Press Release
Para mais informações
.Lisboa, Portugal, 13 de Março de 2008 – A exposição “A Educação do Príncipe: Obras- Primas da Colecção do Museu Aga Khan” foi hoje oficialmente inaugurada no Museu Calouste Gulbenkian por Emílio Rui Vilar, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, e por Príncipe Amyn Aga Khan, em representação do seu irmão, Sua Alteza Aga Khan. O evento contou com a presença do Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro. A exposição reúne obras de arte Islâmica abrangendo mil anos de história, que irão integrar o espólio do futuro Museu Aga Khan, cuja abertura em Toronto, no Canadá, está prevista para 2011.
Os elementos da colecção, que compreendem obras de arte em pedra, madeira, marfim e vidro, objectos de metal, cerâmica, obras raras em papel e pergaminho dos séculos VIII ao XVIII, dão-nos uma perspectiva dos feitos das civilizações muçulmanas desde a Península Ibérica até a China.. A colecção reúne algumas das mais importantes obras da arte Islâmica, incluindo a famosa colecção de miniaturas e manuscritos criada pelo já falecido Príncipe Sadruddin Aga Khan (tio de sua Alteza Aga Khan).
No discurso de abertura da exposição, o Príncipe Amyn agradeceu ao Museu Calouste Gulbenkian a generosidade em acolher as obras do Museu Aga Khan. “Espero que isto seja o início de uma colaboração a longo prazo entre o Fundo para a Cultura Aga Khan e o Museu Gulbenkian”, afirmou. “Exposições como estas desempenham um papel muito importante na promoção do entendimento, do respeito e apreciação para as diferentes culturas e tradições”, referiu.
“Além do valor intrínseco do encontro entre duas colecções de arte significativas, o valor simbólico desta exposição tem uma importância acrescida no papel que as instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian e o Fundo Aga Khan para a Cultura possam desempenhar no melhoramento da compreensão da diversidade, uma condição imprescindível na abertura do diálogo entre os povos e as culturas nos dias de hoje”, referiu Emílio Rui Vilar, Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.
A exposição está organizada ao longo de dois temas principais: “ A Palavra de Deus” e “O Poder da Soberania”. “A Palavra de Deus” apresenta manuscritos do Alcorão, de diferentes épocas, demonstrando como o texto sagrado serviu de inspiração à produção artística e arquitectónica. “O Poder da Soberania” apresenta obras de arte de algumas das mais representativas cortes na história do mundo Islâmico, entre os quais objectos em ouro e cristal de rocha produzidos para os Fatimidas no século X e XI, a retratos dos Sultões Otomanos e dos Xás da dinastia Qajar. Este grupo inclui objectos ilustrativos da vida nas cortes Islâmicas durante a época medieval e início da época moderna no Islão, compreendendo a educação e a arte de governar através de uma série de textos científicos, livros de fábulas, pinturas em miniatura e desenhos, álbuns da caligrafia, estojos de penas, instrumentos de corda, trabalhos em madeira, azulejos e cerâmica, e metais.
A exposição foi criada sob o patronato da Sua Alteza Aga Khan, fundador e Administrador da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (Aga Khan Development Network - AKDN) e de Sua Excelência o Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva. Previamente exibido em Parma (Itália), Londres (Reino Unido) e Paris (França), são previstas futuras exposições da colecção em várias cidades Europeias antes da abertura do museu em Toronto.
É intenção de Sua Alteza o Aga Khan, que o futuro museu represente um centro de educação e aprendizagem dedicado à apresentação da arte e da cultura Muçulmana em toda a sua diversidade histórica, cultural e geográfica. O Museu vai integrar um grupo de três novos museus actualmente em vias de estabelecimento pelo Fundo Aga Khan para a Cultura (Aga Khan Trust for Culture – AKTC). Os restantes são o Museu do Cairo Histórico, no Egipto e o Museu Marítimo do Oceano Índico, no Zanzibar.
O Museu do Cairo Histórico foi projectado com o objectivo de expor a herança cultural e arquitectónica da zona histórica da capital do Egipto, tanto à população do Cairo como aos turistas. O Museu será complementado com espaços de exposições na muralha aiúbida (séculos XII) que circunda o terreno, e nos prédios culturais recentemente restaurados na cidade histórica, que os visitantes serão encorajados a descobrir ao deixar o Museu.
O Museu Marítimo do Oceano Índico no Zanzibar faz parte integrante do extenso trabalho de revitalização levado a cabo na Cidade de Pedra do Zanzibar, que foi considerada Património Mundial. O Museu dedica-se à ilustração da troca de bens, ideias e mitos que tiveram lugar entre as diversas civilizações costeiras do Oceano Índico.
Para mais informações:
Os museus fazem parte do vasto espectro das actividades da AKTC, com o objectivo de preservar e promover a herança material e espiritual das sociedades muçulmanas. Na qualidade da agência cultural da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, a AKTC utiliza a herança cultural como um meio catalisador para o desenvolvimento e para a cooperação.
Para mais informações, por favor contactar:
SamPickens
Aga Khan Development Network
P.O. Box 2049
1211 Geneva 2
Switzerland
Tel: (+41 22) 909 7200
Fax: (+41 22) 909 7291
Website: www.akdn.org/museums
Elisabete Caramelo
Fundação Calouste Gulbenkian
Avenida de Berna, 45A
1067-001 Lisboa
Portugal
T +351 21 782 3000
F +351 21 782 3021
Website: www.gulbenkian.pt
Notas:
Sua Alteza Aga Khan é o 49º Imam hereditário (líder spiritual) dos Muçulmanos Ismaili e descendente directo do Profeta Muhammad (que a paz esteja com ele). Licenciado em Harvard em História Islâmica, o Aga Khan sucedeu ao seu avô como Imam dos Ismailis em 1957. É o fundador e administrador da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN).
A AKDN é um grupo de agências de desenvolvimento privadas e não confessionais, que operam no sentido de melhorar as condições de vida e o acesso a oportunidades, especialmente na África subsaariana, Ásia do Sul e Central, e Médio Oriente. As nove agências de desenvolvimento da Rede concentram-se no desenvolvimento social, cultural e económico para todos os povos, independentemente de sexo, nacionalidade ou religião. A ética subjacente à AKDN é a compaixão pelos vulneráveis na sociedade. O seu orçamento anual para as actividades filantrópicas ultrapassa a importância de USD 350 milhões.
EXPOSIÇÃO
A Educação do Príncipe
Obras-Primas da Colecção do Museu Aga Khan
14 de Março a 6 de Julho de 2008
Terça-Feira a Domingo, das 10 às 18 horas
Encerra à Segunda-feira e Feriados (Domingo de Páscoa e 1 de Maio)
Entrada: 4 euros (inclui o museu)
CONFERÊNCIAS DE MAIO
Cinco leituras da arte e cultura Islâmica
(Dias 5, 7, 12, 19 and 26 às 18:30 horas)
Programa do Prémio Aga Khan para a Arquitectura
(Dia 8, das 14 às 19 horas)
Programa completo a anunciar
VISITAS GUIADAS
A partir de 27 de Março, 2008
Quinta-feira às 15 horas
Domingo, 20 de Abril às 11 horas
Com reserva à hora da visita, excepto nos feriados
(Máximo de 5 pessoas, mínimo de 15)
Reserva prévia para grupos:
dcerqueira@gulbenkian.pt
isilva@gulbenkian.pt
mrazevedo@gulbenkian.pt
Tel.: 21 782 34 55/6
Fax.: 21 782 3032
Visitas guiadas grátis
www.museu.gulbenkian.pt
www.gulbenkian.pt
Quick links
Languages
What's new
11 February 2013
Aga Khan Trust for Culture Hosts Jashne Khusrau Festival in Delhi
11 February 2013
AKDN Quality of Life Assessment Programme Brochure
06 February 2013
Aga Khan Music Initiative Presents “New Sounds from Arab Lands” in Europe and United States
10 January 2013
Revitalisation to Begin on Quli Qutb Shah Archaeological Park in Hyderabad, India
29 November 2012
Agreement Clears Way for Aga Khan Trust for Culture to Begin Rehabilitation of Nairobi City Park
© 2007 The Aga Khan Development Network. This is the only authorised Website of the Aga Khan Development Network.