Aga Khan Development Network
 

What's New

General News

Press Releases

Speeches

Spotlights

Publications

In the Media

E-mail Bulletin Archives

Photos & Slide Shows

Videos

Podcasts

Awards received

Grant News

Rss

Governo do Brasil e Imamat Ismaili assinam Protocolo para apoiar actividades de desenvolvimento


Please also see: Press Release

O Embaixador do Brasil em Moçambique, Antonio de Souza e Silva (à esquerda), o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim (ao centro) e o Representante da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento em Portugal e Moçambique, Nazim Ahmad (à direita), depois de assinado o Protocolo entre o Governo do Brasil e o Imamat Ismaili. Fotografia: AKDN MoçambiqueO Embaixador do Brasil em Moçambique, Antonio de Souza e Silva (à esquerda), o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim (ao centro) e o Representante da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento em Portugal e Moçambique, Nazim Ahmad (à direita), depois de assinado o Protocolo entre o Governo do Brasil e o Imamat Ismaili
Fotografia: AKDN Moçambique
10 de Novembro de 2010, Maputo, Moçambique - A República Federativa do Brasil e o Imamat Ismaili - o gabinete do Imam dos Muçulmanos Shia Ismaili - assinaram hoje um Protocolo de Intenções para apoiar acções de cooperação no âmbito dos seus esforços conjuntos para o combate contra a pobreza.

O acordo, de âmbito internacional, foi assinado pelo Embaixador do Brasil Antonio J. M. de Souza e Silva, em nome do Governo da República Federativa do Brasil e pelo Embaixador da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) Nazim Ahmad, em nome do Imamat Ismaili. Este acto foi presenciado pelo Ministro das Relações Exteriores do Brasil Celso Amorim.

A cerimónia de assinatura foi presenciada por altos dignitários do governo, diplomatas e representantes da AKDN.

O acordo reafirma o compromisso de contribuir conjuntamente para a elevação social e económica dos países em desenvolvimento na África, Ásia e Médio Oriente, incluindo os estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Neste acordo, ambas as partes concordam em partilhar conhecimento e experiência na área do desenvolvimento com o intuito de promover programas, projectos e cooperação técnica em benefício dos países em desenvolvimento. Ambas as partes também se comprometem a estimular um plano de acção conjunto com vista à realização de iniciativas de desenvolvimento em países em desenvolvimento de interesse mútuo, nomeadamente na Ásia Central e do Sul, na África Subsariana e no Médio Oriente.

O Embaixador do Brasil em Moçambique, Antonio de Souza e Silva (à esquerda) e o Representante da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento em Portugal e Moçambique, Nazim Ahmad (à direita), assinam o Protocolo entre o Governo do Brasil e o Imamat Ismaili, na presença do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim (ao centro). Fotografia: AKDN MoçambiqueO Embaixador do Brasil em Moçambique, Antonio de Souza e Silva (à esquerda) e o Representante da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento em Portugal e Moçambique, Nazim Ahmad (à direita), assinam o Protocolo entre o Governo do Brasil e o Imamat Ismaili, na presença do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim (ao centro). Fotografia: AKDN Moçambique Durante a cerimónia de assinatura do acordo, o Embaixador do Brasil sublinhou a importância do evento “pois este Protocolo de Intenções aplica-se não só em Moçambique, mas também em outros países em desenvolvimento onde a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento actua.”

“Este é um feito considerável e vai melhorar significativamente a nossa capacidade em prol do desenvolvimento para Moçambique e outros países em desenvolvimento” referiu o Embaixador Nazim Ahmad.

Notas:
Imamat Ismaili
O Imamat Ismaili é uma instituição hereditária de liderança Muçulmana, associada ao Profeta Maomé (que a Paz esteja com ele e a sua família) através da descendência em linha directa de Hazrat (Venerável) Ali, primo e genro do Profeta. A linhagem dos Imams Ismailis tem continuado de forma ininterrupta por via de sucessão hereditária desde Hazrat Ali até ao actual 49º Imam, Sua Alteza o Aga Khan. O Aga Khan é o fundador e presidente da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN), um grupo de nove agências de desenvolvimento não-confessionais que trabalham em mais de 25 países, especialmente na África Subsariana, Ásia Central e do Sul e no Médio Oriente, para capacitar as comunidades e indivíduos no sentido de melhorarem as suas condições de vida e oportunidades. As agências da Rede têm o foco no desenvolvimento social, cultural e económico de todos os cidadãos, independentemente do género, origem ou credo. A AKDN emprega aproximadamente 60.000 pessoas, a maioria das quais estão sediadas nos países em desenvolvimento, e tem um orçamento anual no âmbito das actividades de desenvolvimento sem fins lucrativos de aproximadamente USD 450 milhões.

AKDN em Moçambique
O Acordo Diplomático de Cooperação entre o Governo da República de Moçambique e a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) foi assinado em 1998. Há quase uma década, a Fundação Aga Khan está presente na província de Cabo Delgado, em 192 aldeias, beneficiando cerca de 125.000 pessoas. Os seus projectos abarcam as seguintes áreas: agricultura, educação, saúde, empreendedorismo, sociedade civil, meio ambiente e água e saneamento. Outras agências ou entidades da AKDN estão também presentes em Moçambique: a Agência Aga Khan para Microfinanças através do First MicroBank; a Unidade de Academias através do Centro de Desenvolvimento Profissional pré-Academia Aga Khan; e o Fundo Aga Khan para o Desenvolvimento Económico através do Polana Serena Hotel, da unidade fabril têxtil Moztex e da companhia de cabos de fibra óptica subaquáticos SEACOM.

O Acordo Diplomático de Cooperação entre o Governo da República de Moçambique e a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) foi assinado em 1998. Desde há quase uma década que a Fundação Aga Khan está presente na província de Cabo Delgado, em 192 aldeias, beneficiando cerca de 125.000 pessoas. Os seus projectos abarcam as seguintes áreas: agricultura, educação, saúde, empreendedorismo, sociedade civil, meio ambiente e água e saneamento. Outras agências ou entidades da AKDN estão também presentes em Moçambique e operam em vários sectores, tais como a microfinança através da Agência Aga Khan para a Microfinança; desenvolvimento profissional de docência; turismo através do Fundo Aga Khan para o Desenvolvimento Económico; e com empresas industriais tais como a unidade fabril têxtil Moztex.

Para mais informações, por favor visite:
www.itamaraty.gov.br - Ministério das Relações Exteriores do Governo do Brasil
www.akdn.org - Rede Aga Khan para o Desenvolvimento

Para mais informações, por favor contacte:
Leônidas dos Santos Melo Coêlho
Embaixada do Brasil - Mozambique
Telefone: +258 21 48 48 00
E-mail: leonidas.coelho@itamaraty.gov.br  

Rui Carimo
Representação da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento - Mozambique
Telefone: +258 21 49 05 37
E-mail: rui.carimo@akdn.org

Bookmark and shareBookmark & Share

Return to top