Please also see: Press Release
O Embaixador do Brasil em Moçambique, Antonio de Souza e Silva (à esquerda), o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim (ao centro) e o Representante da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento em Portugal e Moçambique, Nazim Ahmad (à direita), depois de assinado o Protocolo entre o Governo do Brasil e o Imamat Ismaili
Fotografia: AKDN Moçambique10 de Novembro de 2010, Maputo, Moçambique - A República Federativa do Brasil e o Imamat Ismaili - o gabinete do Imam dos Muçulmanos Shia Ismaili - assinaram hoje um Protocolo de Intenções para apoiar acções de cooperação no âmbito dos seus esforços conjuntos para o combate contra a pobreza.
O acordo, de âmbito internacional, foi assinado pelo Embaixador do Brasil Antonio J. M. de Souza e Silva, em nome do Governo da República Federativa do Brasil e pelo Embaixador da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) Nazim Ahmad, em nome do Imamat Ismaili. Este acto foi presenciado pelo Ministro das Relações Exteriores do Brasil Celso Amorim.
A cerimónia de assinatura foi presenciada por altos dignitários do governo, diplomatas e representantes da AKDN.
O acordo reafirma o compromisso de contribuir conjuntamente para a elevação social e económica dos países em desenvolvimento na África, Ásia e Médio Oriente, incluindo os estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Neste acordo, ambas as partes concordam em partilhar conhecimento e experiência na área do desenvolvimento com o intuito de promover programas, projectos e cooperação técnica em benefício dos países em desenvolvimento. Ambas as partes também se comprometem a estimular um plano de acção conjunto com vista à realização de iniciativas de desenvolvimento em países em desenvolvimento de interesse mútuo, nomeadamente na Ásia Central e do Sul, na África Subsariana e no Médio Oriente.
O Embaixador do Brasil em Moçambique, Antonio de Souza e Silva (à esquerda) e o Representante da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento em Portugal e Moçambique, Nazim Ahmad (à direita), assinam o Protocolo entre o Governo do Brasil e o Imamat Ismaili, na presença do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim (ao centro). Fotografia: AKDN Moçambique Durante a cerimónia de assinatura do acordo, o Embaixador do Brasil sublinhou a importância do evento “pois este Protocolo de Intenções aplica-se não só em Moçambique, mas também em outros países em desenvolvimento onde a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento actua.”
“Este é um feito considerável e vai melhorar significativamente a nossa capacidade em prol do desenvolvimento para Moçambique e outros países em desenvolvimento” referiu o Embaixador Nazim Ahmad.
Notas:
Imamat Ismaili
O Imamat Ismaili é uma instituição hereditária de liderança Muçulmana, associada ao Profeta Maomé (que a Paz esteja com ele e a sua família) através da descendência em linha directa de Hazrat (Venerável) Ali, primo e genro do Profeta. A linhagem dos Imams Ismailis tem continuado de forma ininterrupta por via de sucessão hereditária desde Hazrat Ali até ao actual 49º Imam, Sua Alteza o Aga Khan. O Aga Khan é o fundador e presidente da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN), um grupo de nove agências de desenvolvimento não-confessionais que trabalham em mais de 25 países, especialmente na África Subsariana, Ásia Central e do Sul e no Médio Oriente, para capacitar as comunidades e indivíduos no sentido de melhorarem as suas condições de vida e oportunidades. As agências da Rede têm o foco no desenvolvimento social, cultural e económico de todos os cidadãos, independentemente do género, origem ou credo. A AKDN emprega aproximadamente 60.000 pessoas, a maioria das quais estão sediadas nos países em desenvolvimento, e tem um orçamento anual no âmbito das actividades de desenvolvimento sem fins lucrativos de aproximadamente USD 450 milhões.
AKDN em Moçambique
O Acordo Diplomático de Cooperação entre o Governo da República de Moçambique e a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) foi assinado em 1998. Há quase uma década, a Fundação Aga Khan está presente na província de Cabo Delgado, em 192 aldeias, beneficiando cerca de 125.000 pessoas. Os seus projectos abarcam as seguintes áreas: agricultura, educação, saúde, empreendedorismo, sociedade civil, meio ambiente e água e saneamento. Outras agências ou entidades da AKDN estão também presentes em Moçambique: a Agência Aga Khan para Microfinanças através do First MicroBank; a Unidade de Academias através do Centro de Desenvolvimento Profissional pré-Academia Aga Khan; e o Fundo Aga Khan para o Desenvolvimento Económico através do Polana Serena Hotel, da unidade fabril têxtil Moztex e da companhia de cabos de fibra óptica subaquáticos SEACOM.
O Acordo Diplomático de Cooperação entre o Governo da República de Moçambique e a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) foi assinado em 1998. Desde há quase uma década que a Fundação Aga Khan está presente na província de Cabo Delgado, em 192 aldeias, beneficiando cerca de 125.000 pessoas. Os seus projectos abarcam as seguintes áreas: agricultura, educação, saúde, empreendedorismo, sociedade civil, meio ambiente e água e saneamento. Outras agências ou entidades da AKDN estão também presentes em Moçambique e operam em vários sectores, tais como a microfinança através da Agência Aga Khan para a Microfinança; desenvolvimento profissional de docência; turismo através do Fundo Aga Khan para o Desenvolvimento Económico; e com empresas industriais tais como a unidade fabril têxtil Moztex.
Para mais informações, por favor visite:
www.itamaraty.gov.br - Ministério das Relações Exteriores do Governo do Brasil
www.akdn.org - Rede Aga Khan para o Desenvolvimento
Para mais informações, por favor contacte:
Leônidas dos Santos Melo Coêlho
Embaixada do Brasil - Mozambique
Telefone: +258 21 48 48 00
E-mail: leonidas.coelho@itamaraty.gov.br
Rui Carimo
Representação da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento - Mozambique
Telefone: +258 21 49 05 37
E-mail: rui.carimo@akdn.org
Quick links
Languages
What's new
11 February 2013
Aga Khan Trust for Culture Hosts Jashne Khusrau Festival in Delhi
11 February 2013
AKDN Quality of Life Assessment Programme Brochure
06 February 2013
Aga Khan Music Initiative Presents “New Sounds from Arab Lands” in Europe and United States
10 January 2013
Revitalisation to Begin on Quli Qutb Shah Archaeological Park in Hyderabad, India
29 November 2012
Agreement Clears Way for Aga Khan Trust for Culture to Begin Rehabilitation of Nairobi City Park
© 2007 The Aga Khan Development Network. This is the only authorised Website of the Aga Khan Development Network.