Aga Khan Development Network
 

What's New

General News

Press Releases

Speeches

Spotlights

Publications

In the Media

E-mail Bulletin Archives

Photos & Slide Shows

Videos

Podcasts

Awards received

Grant News

Rss

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a Fundação da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento assinam Protocolo de Cooperação


Please also see: Press Release in English

O Secretário Executivo da CPLP, Engenheiro Domingos Simões Pereira, e o Representante da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento Portugal e Moçambique, Comendador Nazim Ahmad, trocam cumprimentos após a assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a Fundação da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento. Foto: CPLP / Miguel Godinho O Secretário Executivo da CPLP, Engenheiro Domingos Simões Pereira, e o Representante da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento Portugal e Moçambique, Comendador Nazim Ahmad, trocam cumprimentos após a assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e a Fundação da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento. Foto: CPLP / Miguel Godinho Luanda, Angola, 21 de Julho de 2010 – O Secretário Executivo da CPLP, Engenheiro Domingos Simões Pereira, e o Representante da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) Portugal e Moçambique, Comendador Nazim Ahmad, assinaram hoje um Protocolo de Cooperação, na semana em que decorre a VIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP sob o lema “Solidariedade na Diversidade” e ainda durante a Presidência portuguesa da CPLP.

O protocolo foi assinado depois de obtido o consentimento de todos os oitos Estados membros através dos seus Ministros dos Negócios Estrangeiros.

O objectivo do protocolo é a promoção da cooperação mútua entre as partes em vários campos relacionados com a melhoria da qualidade de vida de populações que vivam em contextos vulneráveis em todos os países da CPLP, em particular nos países em que a AKDN já está estabelecida, nomeadamente em Moçambique. A cooperação mútua consiste no estabelecimento de iniciativas conjuntas, projectos e eventos, suporte logístico, institucional e financeiro, divulgação de informação, transferência de conhecimento e troca de experiências e/ou cooperação noutras actividades de interesse comum.

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Dr. Luís Amado, juntamente com os Embaixadores dos Estados membros participaram na cerimónia de assinatura do protocolo.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, o Secretário Executivo da CPLP, Engenheiro Domingos Simões Pereira, manifestou a “confiança numa intervenção mais ampla e forte com a AKDN e a convicção de que este instrumento irá servir as duas organizações.” Mais referiu que “este acto confirma aqueles que são os princípios das nossas organizações” e solicitou aos Embaixadores de todos os Estados membros “o apoio para a implementação desta parceria.”

O Representante da AKDN, Comendador Nazim Ahmad, reiterou o objectivo inerente ao protocolo “que é o de promover a cooperação mútua entre as partes em vários campos relacionados com a melhoria da qualidade de vida das populações que vivem em contextos vulneráveis nos países da CPLP” e manifestou a confiança “de que com a celebração do presente protocolo iremos impulsionar ainda mais a importância que damos ao espaço lusófono.”

Notas:
A CPLP foi estabelecida em 1996 como o fórum multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros. A CPLP é uma organização internacional com oito países membros que têm a língua portuguesa como língua oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Para além destes Estados membros, a CPLP tem três observadores associados: Guiné Equatorial, Ilha Maurício e Senegal. A língua portuguesa é falada por mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo. A VIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP decorre sob o lema “Solidariedade na Diversidade” e marca a passagem da presidência pro tempore da CPLP de Portugal para Angola.

Sua Alteza o Aga Khan fundou e preside a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN), a qual abarca um grupo de agências de desenvolvimento privadas e não-confessionais. A AKDN trabalha no sentido de capacitar comunidades e indivíduos no sentido de melhorarem as suas condições de vida e oportunidades, particularmente na África Subsariana, Ásia Central e do Sul e no Médio Oriente. As nove agências de desenvolvimento que compõem a AKDN concentram-se nas áreas do desenvolvimento social, cultural e económico dos indivíduos, independentemente do seu género, origem ou religião. O princípio ético orientador da AKDN é o da compaixão pelo mais vulnerável na sociedade. A AKDN está presente em dois países lusófonos, em Portugal desde 1983 e em Moçambique desde 1998.

Para mais informações, por favor visite:
www.akdn.org - Rede Aga Khan para o Desenvolvimento
www.cplp.org - Comunidade dos Países da Comunidade Portuguesa

Para mais informações, por favor contacte:
António Ilharco
Assessor de Imprensa
CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Rua de São Caetano 32
1200-829 Lisboa - Portugal
Telefone: + 351 21 392 85 60
E-mail: ailharco@cplp.org  

Rui Carimo
Adjunto do Representante
Avenida Julius Nyerere 1187
Maputo - Moçambique
Telefone: +258 21 49 05 15
E-mail: rui.carimo@akdn.org

Bookmark and shareBookmark & Share

Return to top