Aga Khan Development Network
 

Principal

AKDN em Portugal

A Fundação Aga Khan

Desenvolvimento Urbano

Educação de Infância

Envelhecimento

Contactos

Outros Países

Rss

Desenvolvimento Urbano


Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano

A sociedade portuguesa tem atravessado, nas últimas décadas, transformações profundas de natureza social, económica e cultural que, no seu conjunto, traduzem uma inegável melhoria da qualidade de vida da generalidade da população. Contudo, torna-se igualmente incontornável a persistência e a emergência de bolsas de pobreza e exclusão social, designadamente em áreas urbanas ou em zonas de periferia urbana e metropolitana.

A Fundação Aga Khan Portugal delineou uma nova estratégia programática que visa o desenvolvimento de um programa de combate à pobreza e exclusão social em meios urbanos.A Fundação Aga Khan Portugal delineou uma nova estratégia programática que visa o desenvolvimento de um programa de combate à pobreza e exclusão social em meios urbanos.Reconhecendo a necessidade de intervir na implementação de respostas adequadas e sustentáveis com vista a contribuir para a resolução destes problemas, a Fundação Aga Khan Portugal delineou uma nova estratégia programática que visa o desenvolvimento de um programa de combate à pobreza e exclusão social em meios urbanos. Foi nesse contexto que, em 2004, surgiu o K’CIDADE - Programa de Desenvolvimento Comunitário Urbano (www.kcidade.com). O K’CIDADE integra um conjunto de parceiros formais, designadamente a Fundação Calouste Gulbenkian, o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, as Câmaras Municipais de Lisboa e de Sintra, o Patriarcado de Lisboa, a Hewlett Packard, a Associação Empresarial do Concelho de Sintra e a Associação Criança, reunindo ainda o apoio da EQUAL/Comissão Europeia, associando-se a muitos outros parceiros a nível local, regional e nacional.

O K’CIDADE assenta na premissa que as comunidades se afirmam como agentes activos do seu próprio desenvolvimento sustentável e pressupõe necessariamente a mudança de uma mentalidade assistencialista para uma abordagem baseada no espírito da autonomia e do desenvolvimento sustentável. Deste modo, o Programa tem como missão promover iniciativas e dinâmicas sustentáveis de desenvolvimento local, centradas na participação e capacitação das comunidades e tem como princípios uma abordagem integrada e de longo-prazo, empowerment, sustentabilidade, participação e monitorização e avaliação.

O Programa privilegia uma estratégia de concentração de recursos em territórios deprimidos nos municípios de Lisboa, Amadora e Sintra, intervindo de forma integrada nos eixos da educação, desenvolvimento económico e cidadania/coesão social sobre públicos particularmente vulneráveis ou em situação de exclusão.

Algumas das estratégias comuns às intervenções são a mobilização comunitária, a animação de redes locais, o apoio a projectos de inovação comunitária e implementação de projectos âncora, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, a capacitação e fortalecimento das organizações locais e o estabelecimento de Centros de Inovação Comunitária.

Para mais informações ver Brochura K’CIDADE.

Return to top