A educação de infância tem sido uma das prioridades da Fundação Aga Khan em Portugal.Diversos estudos e investigações desenvolvidos recentemente permitem hoje concluir que os primeiros anos de vida são cruciais no desenvolvimento pleno das crianças. Quando uma criança atinge a idade escolar, a maior parte dos seus circuitos cerebrais fundamentais, as competências linguísticas e os alicerces cognitivos, estão bastante desenvolvidos. Os primeiros anos de vida são determinantes na formação da inteligência, personalidade, comportamento social e no desenvolvimento físico ulterior. O investimento nestes primeiros anos traz retornos extraordinários - quer em termos humanos, quer financeiros. As crianças que têm um bom começo, conseguem melhores resultados na escola, são mais saudáveis e têm melhores percursos como adultos.
A educação de infância tem sido uma das prioridades da Fundação Aga Khan em Portugal. Desde o início que a Fundação tem procurado apoiar iniciativas que promovam uma educação de qualidade para as nossas crianças que seja esclarecedora, que fomente a autonomia e a participação da criança no seu processo pedagógico.
Associação Criança
A Associação Criança é uma associação de profissionais de desenvolvimento humano - professores, educadores de infância, formadores, psicólogos, investigadores - que tem como missão promover programas de intervenção para a melhoria da educação das crianças nos seus contextos organizacionais e comunitários, bem como o apoio ao desenvolvimento do adulto.
No âmbito do K'CIDADE, a Associação Criança tem vindo a assegurar uma intervenção cooperada para uma pedagogia da participação em jardins de infância.No âmbito do K'CIDADE, a Associação Criança tem vindo a assegurar uma intervenção cooperada para uma pedagogia da participação em jardins de infância, na Alta de Lisboa e em Mira Sintra, fazendo da educação de infância um projecto de combate à exclusão social através de uma educação para a autonomia, a cooperação, o "empowerment", a aprendizagem e uma nova relação com o saber e as formas de o construir.
Estes processos de mudança ocorrem através de uma consultoria pedagógica e/ou organizacional, em acções formais de formação contínua, formação e supervisão em contexto, através de uma estratégia colaborativa e democrática. A abordagem pedagógica tem o seu cerne na criança, como ser competente e participante activo do seu próprio desenvolvimento.
A Associação Criança intervém nas seguintes áreas:
Projecto A PAR.Projecto A PAR - Aprender em Parceria
O Projecto A PAR é uma adaptação a Portugal de um projecto com mais de 10 anos de experiência e com grande sucesso em Inglaterra, realizado cidade de Oxford - PEEP (Peers Early Education Partnership). Trata-se de um programa de aprendizagem precoce, desenvolvido no contexto da família e da comunidade, dirigido a todas as crianças e suas famílias. Foram efectuados três estudos longitudinais pela equipa inglesa que comprovaram uma melhoria nos níveis de iliteracia e numeracia, e nas problemáticas provenientes da baixa auto-estima na infância, assim como transformações positivas nos adultos beneficiários do projecto, e na comunidade onde se inserem.
Em Portugal, este projecto surgiu pela iniciativa da Escola Superior de Educação de Lisboa, mas que depressa se autonomizou na Associação Aprender em Parceria. É co-financiado e apoiado tecnicamente pela AKF Portugal e enquadra-se na sua estratégia de apoio a projectos que desenvolvam e adaptem modelos de qualidade que possam influenciar as práticas e as políticas nacionais.. É um projecto-piloto de intervenção na primeira infância, com início em 2006 e a duração de três anos, período este que abrange as seguintes fases: adaptação e tradução dos materiais, implementação, investigação e disseminação da metodologia.
Dirige-se a populações carenciadas, de modo a envolver desde muito cedo os pais e cuidadores na educação dos seus bebés. Desta forma, espera contribuir de uma forma geral para a saúde, o bem-estar, a criatividade e o desenvolvimento das comunidades, bem como para o desenvolvimento integral e a melhoria educacional (em especial na literacia) das crianças desde o seu nascimento, em conjunto com os seus pais e cuidadores. O Projecto pretende encorajar nas suas crianças o desenvolvimento de predisposições positivas para a aprendizagem, sendo o jogo e as expressões (música, movimento, poesia, literatura, dramatização) os veículos promotores dessa mesma aprendizagem. Dá apoio ao desejo dos pais e cuidadores, enquanto adultos, de quererem continuar a aprender ao longo da vida e emprega pessoas dessas comunidades (como Assistentes dos grupos), combatendo a exclusão social e promovendo um efectivo desenvolvimento local. Por último, pretende disseminar, replicar e criar mecanismos de auto-sustentabilidade financeira, intelectual e institucional.
O Projecto A PAR realiza-se com sessões semanais de uma hora de grupos de pais com as suas crianças, orientados por uma Líder e esta ajudada por uma Assistente proveniente do território onde está implementado. Desde de Abril de 2007 o A PAR já apoiou cerca de 120 crianças e suas famílias e realizou sessões esporádicas para mais de 20 bebés e 8 crianças de 3 anos.
Quick links
Languages
© 2007 The Aga Khan Development Network. This is the only authorised Website of the Aga Khan Development Network.