Aga Khan Development Network
 

Principal

AKDN em Portugal

A Fundação Aga Khan

Desenvolvimento Urbano

Educação de Infância

Envelhecimento

Contactos

Outros Países

Rss

Educação de Infância

Educação de InfânciaA educação de infância tem sido uma das prioridades da Fundação Aga Khan em Portugal.Diversos estudos e investigações desenvolvidos recentemente permitem hoje concluir que os primeiros anos de vida são cruciais no desenvolvimento pleno das crianças. Quando uma criança atinge a idade escolar, a maior parte dos seus circuitos cerebrais fundamentais, as competências linguísticas e os alicerces cognitivos, estão bastante desenvolvidos. Os primeiros anos de vida são determinantes na formação da inteligência, personalidade, comportamento social e no desenvolvimento físico ulterior. O investimento nestes primeiros anos traz retornos extraordinários - quer em termos humanos, quer financeiros. As crianças que têm um bom começo, conseguem melhores resultados na escola, são mais saudáveis e têm melhores percursos como adultos.

A educação de infância tem sido uma das prioridades da Fundação Aga Khan em Portugal. Desde o início que a Fundação tem procurado apoiar iniciativas que promovam uma educação de qualidade para as nossas crianças que seja esclarecedora, que fomente a autonomia e a participação da criança no seu processo pedagógico.

Associação Criança
A Associação Criança é uma associação de profissionais de desenvolvimento humano - professores, educadores de infância, formadores, psicólogos, investigadores - que tem como missão promover programas de intervenção para a melhoria da educação das crianças nos seus contextos organizacionais e comunitários, bem como o apoio ao desenvolvimento do adulto.

No âmbito do K'CIDADE, a Associação Criança tem vindo a assegurar uma intervenção cooperada para uma pedagogia da participação em jardins de infância.No âmbito do K'CIDADE, a Associação Criança tem vindo a assegurar uma intervenção cooperada para uma pedagogia da participação em jardins de infância.No âmbito do K'CIDADE, a Associação Criança tem vindo a assegurar uma intervenção cooperada para uma pedagogia da participação em jardins de infância, na Alta de Lisboa e em Mira Sintra, fazendo da educação de infância um projecto de combate à exclusão social através de uma educação para a autonomia, a cooperação, o "empowerment", a aprendizagem e uma nova relação com o saber e as formas de o construir.

Estes processos de mudança ocorrem através de uma consultoria pedagógica e/ou organizacional, em acções formais de formação contínua, formação e supervisão em contexto, através de uma estratégia colaborativa e democrática. A abordagem pedagógica tem o seu cerne na criança, como ser competente e participante activo do seu próprio desenvolvimento.

A Associação Criança intervém nas seguintes áreas:

Projecto A PARProjecto A PAR.Projecto A PAR - Aprender em Parceria
O Projecto A PAR é uma adaptação a Portugal de um projecto com mais de 10 anos de experiência e com grande sucesso em Inglaterra, realizado cidade de Oxford - PEEP (Peers Early Education Partnership). Trata-se de um programa de aprendizagem precoce, desenvolvido no contexto da família e da comunidade, dirigido a todas as crianças e suas famílias. Foram efectuados três estudos longitudinais pela equipa inglesa que comprovaram uma melhoria nos níveis de iliteracia e numeracia, e nas problemáticas provenientes da baixa auto-estima na infância, assim como transformações positivas nos adultos beneficiários do projecto, e na comunidade onde se inserem.

Em Portugal, este projecto surgiu pela iniciativa da Escola Superior de Educação de Lisboa, mas que depressa se autonomizou na Associação Aprender em Parceria. É co-financiado e apoiado tecnicamente pela AKF Portugal e enquadra-se na sua estratégia de apoio a projectos que desenvolvam e adaptem modelos de qualidade que possam influenciar as práticas e as políticas nacionais.. É um projecto-piloto de intervenção na primeira infância, com início em 2006 e a duração de três anos, período este que abrange as seguintes fases: adaptação e tradução dos materiais, implementação, investigação e disseminação da metodologia.

Dirige-se a populações carenciadas, de modo a envolver desde muito cedo os pais e cuidadores na educação dos seus bebés. Desta forma, espera contribuir de uma forma geral para a saúde, o bem-estar, a criatividade e o desenvolvimento das comunidades, bem como para o desenvolvimento integral e a melhoria educacional (em especial na literacia) das crianças desde o seu nascimento, em conjunto com os seus pais e cuidadores. O Projecto pretende encorajar nas suas crianças o desenvolvimento de predisposições positivas para a aprendizagem, sendo o jogo e as expressões (música, movimento, poesia, literatura, dramatização) os veículos promotores dessa mesma aprendizagem. Dá apoio ao desejo dos pais e cuidadores, enquanto adultos, de quererem continuar a aprender ao longo da vida e emprega pessoas dessas comunidades (como Assistentes dos grupos), combatendo a exclusão social e promovendo um efectivo desenvolvimento local. Por último, pretende disseminar, replicar e criar mecanismos de auto-sustentabilidade financeira, intelectual e institucional.

O Projecto A PAR realiza-se com sessões semanais de uma hora de grupos de pais com as suas crianças, orientados por uma Líder e esta ajudada por uma Assistente proveniente do território onde está implementado. Desde de Abril de 2007 o A PAR já apoiou cerca de 120 crianças e suas famílias e realizou sessões esporádicas para mais de 20 bebés e 8 crianças de 3 anos.

Return to top