Aga Khan Development Network
 

Principal

AKDN em Portugal

A Fundação Aga Khan

Desenvolvimento Urbano

Educação de Infância

Envelhecimento

Contactos

Outros Países

Rss

Envelhecimento

Formação de adultos em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)Formação de adultos em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).English Version

O fenómeno do envelhecimento demográfico é extensível a praticamente todas as regiões do mundo e as projecções avançam para um efectivo total de idosos que, em 2050, se estima serem cerca de 2.000 milhões de indivíduos com mais de 60 anos, representando mais de 20% da população mundial.

Consciente desta realidade, a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) tem procurado aprofundar o conhecimento e compreensão deste fenómeno e de encontrar pistas sobre como dar resposta aos desafios relacionados com a qualidade de vida das populações envelhecidas. Nesse sentido, a Fundação Aga Khan encomendou a realização de um estudo de análise deste fenómeno em Portugal.

Este estudo foi realizado por um consórcio composto pelo CEDRU - Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda e pela BCG - Boston Consulting Group. A equipa de investigação foi também formada por outros especialistas nacionais e internacionais, nomeadamente da Universidade de Sheffield (Sheffield Institute for Studies on Ageing), da Universidade Metropolitana de Londres (Institute for the Study of European Transformations), da Universidade Martin-Luther Halle-Wittenberg e da Universiddade de Genebra (Departamento de Geografia).

A elaboração deste estudo, designado de Estudo de Avaliação das Necessidades dos Seniores em Portugal, teve início em Setembro de 2007 e está disponível no site para consulta. O objectivo central é promover o conhecimento das tendências e necessidades da população com mais de 55 anos em Portugal. Para tal foram considerados três grandes domínios de análise:

Sendo um tema pertinente e oportuno no actual contexto Português, espera-se que este estudo forneça informação útil a entidades públicas e privadas e fomente o diálogo e a discussão sobre as suas implicações para a realidade Portuguesa e para o desenvolvimento de futuras iniciativas.

Estudo de Avaliação das Necessidades dos Seniores em Portugal (PDF, 9 MB)

English Version: Study to Address the Needs of Senior People (PDF, 9 MB)

Return to top