Aga Khan Development Network
 

Principal

AKDN em Portugal

A Fundação Aga Khan

Desenvolvimento Urbano

Educação de Infância

Envelhecimento

Contactos

Outros Países

Rss


A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (Aga Khan Development Network - AKDN) é um grupo de instituições privadas, internacionais, não-confessionais, que operam no sentido de melhorar as condições de vida e o acesso a oportunidades de populações em algumas das regiões mais pobres do mundo em desenvolvimento. As organizações da AKDN têm mandatos individuais que abarcam desde os campos da saúde e educação à arquitectura, ao desenvolvimento rural e à promoção do empreendedorismo no sector privado. Juntas, colaboram num trabalho que tem um objectivo comum - criar instituições e programas que possam responder, com continuidade, aos desafios resultantes das mudanças sociais, culturais e económicas.

A AKDN reúne diversas agências, instituições e programas que têm vindo a ser criados ao longo dos últimos quarenta anos, e que, em alguns casos, datam dos finais do século XIX. As instituições da AKDN disponibilizam os seus programas independentemente do credo, origem ou género das pessoas que servem.

FROM THE FIELD

Social Inclusion in Portugal: AKF Co-hosts Conference on Primary Education

As part of their work in the field of social inclusion, the Aga Khan Foundation and the Ministry’s Regional Education Authority of Lisbon and Tagus Valley (DRELVT) jointly hosted a conference of education workers, aimed at sharing experience and knowledge. The event took place at the Ismaili Centre in Lisbon on Saturday, 22nd May, and involved involve around 250 teachers, parents, local authorities, Curricular Enrichment Activities-related institutions. More

 

Notícia

Aga Khan to Receive 2013 North-South Prize
11 June 2014 - His Highness the Aga Khan will receive the 2013 North-South Prize of the Council of Europe on 12 June 2014 in Lisbon, Portugal.

Award Ceremony for the 12th Cycle of the Aga Khan Award for Architecture - Lisbon 6 September 2013
06 September 2013 - Speech by His Highness the Aga Khan at the Award Ceremony for the 12th Cycle of the Aga Khan Award for Architecture – Lisbon, September 6, 2013

2013 Aga Khan Award for Architecture Recipients Announced
06 September 2013 - His Excellency Aníbal Cavaco Silva, President of the Portuguese Republic, and His Highness the Aga Khan today presented the Aga Khan Awards for Architecture at the Castle of São Jorge in Lisbon.

View all articles


 

Desenvolvimento Económico

O Fundo Aga Khan para o Desenvolvimento Económico (Aga Khan Fund for Economic Development - AKFED) visa fortalecer o papel do sector privado nos países em desenvolvimento, através da promoção da actividade empresarial e do apoio a iniciativas do sector privado. O AKFED também desempenha um papel catalisador na mobilização de investimento nas economias em desenvolvimento ou em transição. Investe em produção industrial, infra-estruturas, desenvolvimento do turismo, serviços financeiros, aviação e meios de comunicação social.

Devido ao seu contexto institucional e ao seu enquadramento ético, as decisões de investimento baseiam-se, em primeiro lugar, nas probabilidades de melhorar a vida das pessoas no mundo em desenvolvimento do que na meta final do lucro. O AKFED dá passos vigorosos, ainda que calculados, ao investir em economias frágeis e complexas. Tem prestado apoio à reabilitação de economias após guerras civis ou convulsões internas em ambientes tão diversos quanto o Afeganistão, Bangladesh, Moçambique, Tajiquistão e Uganda.

Desenvolvimento Social

A Agência Aga Khan para a Microfinança (Aga Khan Agency for Microfinance - AKAM) procura aliviar a exclusão social e económica, diminuir a vulnerabilidade das populações pobres, reduzir a pobreza e ajudar as pessoas a tornarem-se auto-suficientes. A AKAM opera em contextos urbanos e rurais e oferece uma diversidade de serviços de microfinança, incluindo serviços de micro-seguros, poupança, créditos para a habitação e empréstimos para a educação. Os empréstimos são acompanhados por uma formação em conceitos básicos de gestão, de modo a permitir que os beneficiários se tornem empresários financeiramente auto-suficientes.

A Fundação Aga Khan (Aga Khan Foundation - AKF) procura soluções sustentáveis para os problemas da pobreza prolongada e geracional, da fome, da iliteracia e da doença que afectam o mundo, com especial ênfase nas necessidades das comunidades rurais nas regiões montanhosas, costeiras e outras áreas com recursos escassos. A AKF concentra-se no desenvolvimento rural, na saúde, na educação e no fortalecimento da sociedade civil. Entre os seus programas encontram-se os Programas Aga Khan para o Desenvolvimento Rural e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento das Sociedades das zonas Montanhosas.

AKES gerem mais de 300 escolas e programas educativos avançados para os níveis pré-escolar, primário, secundário e pré-universitário.AKES gerem mais de 300 escolas e programas educativos avançados para os níveis pré-escolar, primário, secundário e pré-universitário.Os Serviços Aga Khan para a Educação (Aga Khan Education Services - AKES) gerem mais de 300 escolas e programas educativos avançados para os níveis pré-escolar, primário, secundário e pré-universitário no Paquistão, Bangladesh, Índia, Quénia, República da Quirguízia, Uganda, Tanzânia e Tajiquistão. Procuram reduzir os diversos obstáculos que impossibilitam o acesso, a qualidade da educação e o sucesso académico. A primeira de uma rede prevista de mais de 20 Academias Aga Khan foi inaugurada em Mombaça, no Quénia, em Dezembro de 2003. As Academias, dedicadas à expansão, na Ásia e na África, do acesso a uma educação com padrões internacionais de excelência, oferecem um currículo baseado no International Baccalaureate, uma forte incidência nas humanísticas e um robusto sistema de intercâmbio internacional de estudantes e professores. A admissão baseia-se no mérito dos candidatos, independentemente dos seus recursos.

Fazem parte da AKDN duas universidades. A Universidade Aga Khan (Aga Khan University - AKU), a primeira universidade autónoma e privada no Paquistão, com sede em Carachi, é um importante centro para a educação, formação e pesquisa nas ciências da saúde e para a formação de professores. Instituída como primeira universidade privada internacional do Paquistão em 1983, tem vindo, desde então, a estabelecer filiais e institutos na África Austral e no Reino Unido. A AKU está, também, a criar em Carachi um novo complexo universitário, onde funcionará a Faculdade de Artes e Ciências.

A Universidade da Ásia Central (University of Central Asia - UCA), sediada em Khorog, Tajiquistão, é a primeira universidade do mundo a dedicar-se exclusivamente à educação e à pesquisa com comunidades residentes em zonas montanhosas. Localizada em três complexos universitários, em Khorog, no Tajiquistão, em Tekeli, no Cazaquistão e em Naryn, na República da Quirgízia, oferecerá um mestrado, na Escola de Desenvolvimento, e um programa de licenciatura baseado em artes liberais e ciências. A Escola de Formação Profissional e Contínua é a primeira da Ásia Central a ministrar programas de educação formal não-superior, em contexto universitário, oferecendo desenvolvimento profissional, vocacional e oportunidades de crescimento pessoal para jovens e adultos.

Os Serviços Aga Khan para a Saúde (Aga Khan Health Services - AKHS), com 325 centros de saúde, dispensários, hospitais, centros de diagnóstico e postos de saúde comunitários, constituem uma das maiores e mais abrangentes redes de saúde privadas e não-lucrativas no mundo em desenvolvimento.

Os Serviços Aga Khan para o Planeamento e Construção (Aga Khan Planning and Building Services - AKPBS) trabalham com o objectivo de melhorar o ambiente construído através do design e construção, planeamento de aldeias, mitigação de acidentes naturais, saneamento ambiental e melhoria dos sistemas de fornecimento de água. Alcançam estes objectivos facultando material e serviços de assistência técnica e de gestão de construção em áreas rurais e urbanas.

Cultura

As iniciativas da AKDN no âmbito da cultura, arquitectura, educação em arquitectura, revitalização urbana e música tradicional são da responsabilidade do Fundo Aga Khan para a Cultura (Aga Khan Trust for Culture). O Fundo concentra-se na cultura como meio para melhorar a revitalização física, social e económica das comunidades no mundo islâmico. Os seus programas incluem:

AKDN em PortugalAs instituições da AKDN assumem um compromisso a longo prazo com as comunidades com quem trabalham. Orientam-se pela filosofia de que um ambiente humano e sustentável deve reflectir as opções tomadas pelas próprias pessoas quanto ao modo como vivem e como desejam melhorar as suas perspectivas, em harmonia com o ambiente. A sustentabilidade é, portanto, logo à partida, uma preocupação central. Ainda que cada instituição prossiga o seu mandato próprio, todas trabalham juntas no seio da estrutura da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, de modo a que os seus diversos objectivos possam interagir e reforçar-se mutuamente. O seu propósito comum é o de ajudar comunidades pobres a alcançarem um nível de auto-suficiência que lhes permita planear as suas próprias vidas e ajudar aqueles que se encontram em situação ainda mais vulnerável.

“O desenvolvimento só é sustentável se os beneficiários assumirem gradualmente a apropriação do processo. Significa isto que as iniciativas não podem ser contempladas em termos exclusivamente económicos, mas, antes, como programas integrados que englobem igualmente as dimensões sociais e culturais. A educação e a aquisição de competências, os serviços públicos e de saúde, a conservação do património cultural, o desenvolvimento de infra-estruturas, o planeamento e a reabilitação urbanos,o desenvolvimento rural, a gestão da água e da energia, o controlo ambiental e até o desenvolvimento legislativo e de políticas encontram-se entre os vários aspectos que deverão ser tidos em consideração.”

Sua Alteza o Aga Khan, a discursar na Conferência, do Fundo Príncipe Claus, sobre Cultura e Desenvolvimento, Amesterdão, 7 de Setembro de 2002.

Return to top