12 February 2006
Please also see: Press Release and Photographs
Foi no primeiro trimestre de 2004 que a Universidade de Évora resolveu promover a organização de um Simpósio Internacional sobre a ideia de Sociedade Cosmopolita. O desígnio surgiu no seio do Conselho Geral da Fundação Luis de Molina, da Universidade de Évora, por sugestão do Professor Doutor Adriano Moreira, membro desse Conselho. O Reitor deu a sua adesão com entusiasmo e o Conselho aprovou. Foi decidido que seria a própria Universidade a promover o evento, com a colaboração da Fundação.
Dada a conjuntura internacional, a ideia entretanto evoluiu e aperfeiçoou-se. Ao mesmo tempo, a reflexão conduziu-nos a planear o convite a Sua Alteza o Aga Khan, como personalidade internacional do maior relevo e muito bem posicionado, pela sua genealogia, estatuto, orientação espiritual e obra para cabeça do Simpósio. Feitos os contactos preliminares necessários e obtida a resposta positiva de Sua Alteza, o tema acabou por ficar com a seguinte formulação: Sociedade Cosmopolita, Segurança e Direitos Humanos – em sociedades pluralistas e pacíficas.
A Universidade decidiu entretanto enriquecer a visita com a atribuição do grau de Doutor “ Honoris Causa” a Sua Alteza, ideia que encontrou o melhor acolhimento por parte do Conselho Científico e do Senado Universitário. Ficou, assim, configurada uma jornada que reputamos de histórica.
Desde o século XVI que a Universidade de Évora trabalhou persistentemente no horizonte da unidade humana mundial. Nesse trabalho se destacaram alguns dos seus Mestres mais ilustres, construindo doutrina social e política congruente com esse horizonte. No friso desses Mestres avulta a figura de Luis de Molina, ainda hoje Mestre de ressonância mundial. Dentro do mesmo espírito se fez filosofia e teologia, avultando aqui a figura de Pedro da Fonseca, internacionalmente conhecido como o Aristóteles português. Assim, tanto no seu primeiro ciclo de existência (1559-1759) como no actual (1973-?), a Universidade de Évora revelou assumir como orientação de fundo o entendimento universal entre os homens, situando-se num plano transcendente aos particularismos de raça, cultura, território, organização social e política, vinculando-se antes à ideia de cidadania do mundo, vinda das profundidades do tempo desde os estóicos e os cristãos dos tempos finais do Império Romano. Pensamos hoje que é uma ideia estruturante do futuro da humanidade. A sociedade humana deve ser uma sociedade de homens, seja qual for a sua origem e a sua configuração mental e espiritual. A pólishumana só pode conceber-se, de ora em diante, como cosmo-pólis. Só uma tal Sociedade será segura e só ela poderá ser o lugar de uma verdadeira promoção e defesa dos direitos humanos. Ela será, naturalmente, não apenas pluralista, mas intrinsecamente plural. O que faz de uma sociedade humana a identidade que a caracteriza é a sua história. Essa identidade deve ser rigorosamente respeitada.
No século XX, viveu o Mundo experiências dolorosas de totalitarismo, em especial as experiências do totalitarismo racista e do totalitarismo colectivista. Com tais experiências o homem sofreu e aprendeu. Confrontamo-nos hoje com fenómenos de diferente rosto, mas igualmente perigosos e inumanos: fundamentalismos de diversa matriz, o terrorismo. Para lhes fazermos frente urge organizar o pensamento e a acção dos homens de boa vontade, seja qual for o particular espaço cultural e religioso da sua proveniência, para que toda a pólis dos homens se assuma e organize como cosmo-pólis e para que todo o cidadãode umasociedade empírica seja verdadeiramente um cidadão do mundo. Temos de nos congregar para realizar este projecto, que é o de uma convivência humana plenamente fraterna, plural e pacífica e, como tal, segura e respeitadora dos direitos humanos.
Os oradores que hoje nos irão apresentar o seu pensamento sobre o tema ao mesmo tempo complexo e uno deste Simpósio – Sua Alteza o Aga Khan e o Presidente do Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior Professor Doutor Adriano Moreira – veiculam histórias diferentes e diferentes ângulos e posições de análise. Intervirá, a encerrar, Sua Excelência o Presidente da República. Ficam assim reunidas, no conjunto, as condições necessárias para realizar a convergência que se encontra subjacente à ideia de “ Sociedade Cosmopolita” e ao projecto de um mundo humano pluralista e pacífico, seguro e respeitador dos direitos humanos. Não foi possível a Don Matteo Zuppi, Secretário Eclesiástico da Comunidade de Santo Egídio, vir até nós, como sempre esteve previsto, por dificuldades insuperáveis decorrentes do facto de o Simpósio ter de se realizar ao domingo. Todos lamentamos o facto. Pela extraordinária simpatia que Don Matteo teve comigo em todos os contactos que, ao longo de mais de um ano, tive o privilégio de manter com ele, quero neste momento testemunhar-lhe o mais profundo agradecimento pessoal e da Universidade de Évora. Estou seguro de que a sua mensagem activa de fraternidade humana plena, de pluralismo e paz entre os homens paira sobre este Simpósio. Don Matteo está connosco. Motivo oficial de última hora acabou por obrigar Sua Excelência o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral, a partir para Lisboa, impossibilitando a sua programada participação. Também ele está connosco.
Resta-me agradecer a Sua Excelência o Presidente da República, a Sua Alteza o Aga Khan e ao Senhor Professor Doutor Adriano Moreira a sua presença entre nós e o privilégio de nos concederem a dispensação da sua sábia palavra. É essa que vamos passar a ouvir e a meditar, numa hora histórica em que a humanidade bem precisa de serenidade e sabedoria.
Quick links
Languages
Recent Speeches
20 October 2012
Speech by His Highness the Aga Khan at the Foundation Ceremony of FMIC Women's Wing, Kabul
08 October 2012
Nizar Juma speaks at the at the Inauguration of the Bujagali Hydropower Project
08 October 2012
Aga Khan speaks at the Inauguration of the Bujagali Hydropower Project
31 January 2012
Aga Khan Speaks at Urban Land Institute's Annual Conference Leadership Dinner
© 2007 The Aga Khan Development Network. This is the only authorised Website of the Aga Khan Development Network.